Jantar dia 13/04/09 – Jerónimo
Entradas
– Linguiça assada em álcool

Linguiça assada no "pseudo-porquinho"
– Cornichons
– Queijo espanhol de casca negra
– Tostas
– Etc. (frito, de preferência)

Mesa com as entradas
Prato 1 – Frango com Molho de Morango
– 6 coxas de frango
– 1 chávena de vinho branco seco
– Sal e pimenta
– 4 colheres (sopa) de manteiga
– 1 cebola picada
– 1 lata de cogumelos
– 2 colheres (sopa) de geléia de morango
– 2 chávenas de morangos esmagados
– 1 lata de natas
Temperar o frango com o vinho branco, o sal, a pimenta e 1 chávena de morangos bem esmagados. Deixar a repousar 1 hora. Aquecer a manteiga e dourar o frango e a cebola, juntar os cogumelos e cozinhar em fogo baixo. Acrescentar a geleia e 1 chávena de morangos esmagados, mexer e juntar as natas.

Frango com morangos
Prato 2 – Frango com Molho de Manga
– 4 peitos de frango às tiras
– 2 colheres (sopa) de sumo de limão
– 1 quarto de chávena de água
– Sal e pimenta preta em grão
Colocar o sumo de limão e a água num tacho e quando ferver, adicionar o frango sem pele e cozinhar em lume médio durante mais ou menos 8 minutos. Escorrer e temperar com o sal e a pimenta preta acabada de moer. A seguir detar por cima o molho de manga:
– 1 cebola pequena
– 1 dente de alho
– 1 colher (chá) de azeite
– 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
– 180g de puré de manga
Aquecer o azeite numa frigideira e saltear a cebola e o alho (picados) e o gengibre durante mais ou menos 5 minutos. Misturar o puré de manga e bater com a varinha mágica.

Frango com manga
Sobremesa 1 – Morangos com Vinagre Balsâmico Caramelizado
– Morangos
– Açucar
– Vinagre balsâmico
Juntar, numa tijela, uma medida de açucar para cada de vinagre. Levar um pouco ao micro-ondas até fundir (cuidado que queima facilmente!). Mexer um pouco para misturar e deitar por cima de morangos lavados.

Morangos com Vinagre Balsâmico Caramelizado
Sobremesa 2 – Morangos com Vinho do Porto, Queijo Mascarpone e Hortelã
– 900 gr de morango
– 1 limão
– 8 colheres (sopa) de açúcar
– 150 gr de mascarpone
– Mais ou menos 15 folhas de hortelã
– 100 ml de vinho do porto
Deitar numa taça os morangos lavados, sem os pés e cortados ao meio. Deitar a hortelã picada, raspas da casca do limão e o sumo do mesmo. Juntar o açúcar, o vinho do Porto e deixar repousar 30 minutos no frigorifico. Tirar e servir com o queijo mascarpone.

Morangos com Vinho do Porto, Queijo Mascarpone e Hortelã
Sobremesa 3 – Fruta com chocolate
– fruta à descrição
– qualquer tipo de chocolate
Derreter o chocolate e molhar lá a fruta e voilá!!

Fruta com chocolate
Ao ataque!

O cozinheiro

Tchim-tchim!
3 Comments »
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL
Com entradas a fazer lembrar o Alentejo nunca me passaria pela cabeça que o resto da refeição pudesse ser tão leve e colorida. Mais uma surpresa, o que vindo do Jerónimo já não é surpreendente, mas não deixa de ser sempre uma novidade!! Adorei os dois pratos, mas o que me prendeu foi mesmo o Frango com Molho de Manga. Apesar de ser um prato quente, transmitiu uma sensação de frescura e leveza que nunca me lembro de alguma vez ter saboreado. Uma descoberta sensacional! E que dizer das sobremesas? Maravilhosas! Nunca pensei que o vinagre balsâmico (que cheira tão mal) pudesse ser tão bom e de chorar por mais. Felizmente tinhas uma 2a sobremesa que não ficou nada atrás! E como se não bastasse, a 3a fechou a Sessão em beleza. Estás de parabéns pela excelente refeição primaveril que nos proporcionaste.
Entradas, 2 pratos e 3 sobremesas… Ufa!
Tirámos a barriguinha da “miséria” com este jantar. Tenho a sensação de ter comido até ao infinito, e o pior é que estava tudo tão bom, que era impossível parar.
Sobrou alguma coisa? =P
As tuas refeições nunca deixam de surpreender, sempre com ingredientes estranhos e exóticos que nos transportam para lugares longínquos. Cada refeição é uma viagem!
Para começar deixa dizer que me senti em casa com as entradas, parecia mesmo o Alentejo, linguiça assada, queijo e azeitonas. Os pratos, estavam muito bons e diferentes, como já é habitual em nos teus jantares. Os morangos e a manga deram um sabor muito bom à carne.
A minha mãe tanto tempo a tentar meter-me a comer fruta e afinal tens de ser tu com aquelas sobremesas maravilhosas. Parabéns, não comia tanta fruta numa só refeição há anos.