LOST: façam as vossas apostas

Enigmático, controverso e épico.
LOST é uma viagem bíblica centrada n’A Ilha.
A última temporada desta brilhante e intrigante série chega-nos no início de 2010. Até lá resta a cada um dos seus fiéis seguidores, como eu, expectar!

“Backgammon is the oldest game in the world, archeologists found sets when they excavated the ruins at ancient Mesopotamia, five thousand years old… that’s older than Jesus Christ. […] Their dice weren’t made of plastic, theirs were made of bone. …Two players, two sides. One is light… and one is dark.” Locke
Jacob e o Fumo? Deuses da luz e da escuridão? Segundo esta teoria, inspirada na mitologia egípcia, Jacob representaria a encarnação desse deus de luz, intervindo n’A Ilha com a sua visão de progresso. Por sua vez, o Fumo é, ele próprio, o deus da escuridão, com o poder de julgar as acções em vida dos habitantes do seu espaço, intervindo com a sua visão de caos. Pressupondo que o Fumo assume uma existência não corpórea (novamente referências bíblicas e mitológicas), este necessita de possuir corpos mortos para atingir os seus fins. Isto explica o aparecimento em condições estranhas de Claire, Christian ou Boone.

Não podendo este matar directamente o seu deus paralelo, isto explica a possessão do corpo de Locke (Who lies on the shadow of the statue [death]? The one who will save us…) para persuadir Ben a matar Jacob, explicando também a chance dada a Ben no cárcere subterrâneo. Mas existirá um Locke vivo num tempo actual ou paralelo?

Sabemos ainda que uma guerra está para vir. Terá que ver com Linus e Widmore? Será mais uma brincadeira de poder destes deuses guardiões? Parece-me que nenhuma destas hipóteses é a solução. Sabendo que os Hostiles veneram Jacob, haverá algum seguidor do Fumo?

Estes são apenas os desenhos de fundo de uma série de culto. Teremos que esperar mais uns mesinhos para desvendar um conjunto de mistérios, como o da idade de Richard Alpert ou do papel de Walt no enredo, ou as razões que estão por detrás do temperamento de Juliet ou do alheamento de Jin. Contudo, o foco agora é outro. Qual o destino reservado às nossas personagens e à Ilha?
Confirmar-se-á a teoria de Jack (Oceanic Flight 815 aterra em segurança em Los Angels)? Improvável.
Confirmar-se-á a teoria de Faraday (impossível alterar o destino das coisas)? Sim. Isto explica que a luz que vemos no final da série não provém da explosão, mas é, porventura, a força electromagnética responsável pela transgressão no tempo. Concordam? A que tempo irão parar os nossos amigos?
Comentem com a vossa opinião e teorias!
Abraços

Comments are closed.