Mercado global e nacional
Internacionalmente os videojogos representam uma indústria multi-bilionária de diversas empresas espalhadas pelo mundo. Em 2020 estimou-se o valor total desta indústria em 159.3 biliões de dólares, sendo a maioria dominada por videojogos portáteis. Outra componente importante remete-se ao entretenimento dos videojogos na televisão/streaming, programas de competição internacional como a ESports/ESL tornaram-se numa sensação como outro o tipo de “desporto”. As empresas que trabalham nos videojogos, sejam estas fabricantes de componentes ou publicadoras, investem e patrocinam estes eventos para ganhar notoriedade. Em 2020 a projeção de valores para estes programas é de 1.1 biliões de dólares.

A nível nacional não podemos dizer o mesmo, em Portugal esta indústria é muito limitada e impopular. É estimado que este tipo de negócio tenha o valor entre os seis e doze milhões de euros, sendo uma minoria quando comparado a outros países Europeus. No entanto isso não impede alguns jogos serem notados a nível internacional, como por exemplo o videojogo “Inspetor Zé e Robô Palhaço: Crime no Hotel Lisboa” desenvolvido pela NerdMonkeys.