Desenvolvimento

Desenvolvimento

Na construção de um videojogo são necessários diversas fases e processos para o realizar. Começando pela visualização dos gráficos, ouvindo o som, armazenando dos dados da melhor forma e correndo o programa de forma eficiente contribuí severamente para a satisfação do jogador. Para cumprir estas necessidades, existe a fase chamada de “Pré-Produção” a ser feita pela equipa de desenvolvimento para apresentar ao publicador que irá distribuir o videojogo no mercado. Durante este tempo existe um foco na produção dos documentos responsáveis que descrevem todas as tarefas, datas e estimativas para a equipa de desenvolvimento. Estes documentos dividem-se em três etapas:

  1. High Concept: curta descrição do jogo.
  2. Pitch: sumário sobre o porquê do jogo ser lucrativo e os seus mais pontos fortes de venda.
  3. Concept: informação em detalhe que incluí todos os dados previamente feitos mais todos os elementos que constituem o jogo como: género, conteúdos, plataformas, marketing, tecnologias, custos e outros.
Após estas três fases temos toda a informação necessária para começar o protótipo do jogo, esta é realizada sobre os diferentes conceitos definidos na fase de pré-produção. Isto permite aos criadores do jogo ter uma ideia como devem começar a construir e de que melhor maneira ao tentarem fazer uma versão básica para os elementos mais importantes do jogo nomeadamente a jogabilidade. Quando o protótipo for funcional entramos na fase de “Produção”, sendo esta a etapa mais principal do desenvolvimento para realizar o produto final. É escolhido o “Motor do Jogo” (game engine) e são criados todos os recursos de acordo com as funcionalidades e propriedades do mesmo. As fases que envolvem a produção são:
  • Design – criação das mecânicas e regras do jogo.
  • Programação – implementação do design em código novo a ser suportado pelo motor de jogo.
  • Design dos Níveis – construção dos diferentes níveis/mapas do jogo sejam estes de duas ou três dimensões.
  • Design Artístico – criação dos elementos que constituem o mundo virtual desde os cenários até aos objetos que os constituem.
  • Som – licenciamento ou gravação dos sons constituintes do jogo: vozes das personagens, ambientes, objetos e música.
  • Testes – uma equipa pequena de jogadores com experiência, testa e avalia funcionalidades do jogo e dando sugestões de cada uma.

Quando a produção está prestes a ser terminada ao ponto de ser viável lançar o jogo, temos a fase final que consiste em anunciar o jogo ao público geral. O publicador/distribuidor do jogo mostra o produto em diversas exposições internacionais de videojogos como a Electronic Entertainment Expo (E3) e contrata diversas empresas para criar material publicitário atrativo para suscitar interesse das pessoas para a compra do videojogo.

Conteudos
Fig.1 - O símbolo utilizado na conferencia do E3.