Desenvolvimento
Na construção de um videojogo são necessários diversas fases e processos para o realizar. Começando pela visualização dos gráficos, ouvindo o som, armazenando dos dados da melhor forma e correndo o programa de forma eficiente contribuí severamente para a satisfação do jogador. Para cumprir estas necessidades, existe a fase chamada de “Pré-Produção” a ser feita pela equipa de desenvolvimento para apresentar ao publicador que irá distribuir o videojogo no mercado. Durante este tempo existe um foco na produção dos documentos responsáveis que descrevem todas as tarefas, datas e estimativas para a equipa de desenvolvimento. Estes documentos dividem-se em três etapas:
- High Concept: curta descrição do jogo.
- Pitch: sumário sobre o porquê do jogo ser lucrativo e os seus mais pontos fortes de venda.
- Concept: informação em detalhe que incluí todos os dados previamente feitos mais todos os elementos que constituem o jogo como: género, conteúdos, plataformas, marketing, tecnologias, custos e outros.
- Design – criação das mecânicas e regras do jogo.
- Programação – implementação do design em código novo a ser suportado pelo motor de jogo.
- Design dos Níveis – construção dos diferentes níveis/mapas do jogo sejam estes de duas ou três dimensões.
- Design Artístico – criação dos elementos que constituem o mundo virtual desde os cenários até aos objetos que os constituem.
- Som – licenciamento ou gravação dos sons constituintes do jogo: vozes das personagens, ambientes, objetos e música.
- Testes – uma equipa pequena de jogadores com experiência, testa e avalia funcionalidades do jogo e dando sugestões de cada uma.
Quando a produção está prestes a ser terminada ao ponto de ser viável lançar o jogo, temos a fase final que consiste em anunciar o jogo ao público geral. O publicador/distribuidor do jogo mostra o produto em diversas exposições internacionais de videojogos como a Electronic Entertainment Expo (E3) e contrata diversas empresas para criar material publicitário atrativo para suscitar interesse das pessoas para a compra do videojogo.
