Géneros e Conteúdos

Géneros

Os videojogos possuem formas de jogabilidade com objetivo de atingir diferentes consumidores, sendo esta definido pelo género de cada um. Existe um mundo de géneros para os videojogos, mas devido à sua multitude mencionamos aqui apenas os mais importantes, a sua definição e três exemplos modernos para cada género:

  • Ação – Combate baseado em coordenação e tempo de reação - (Battlefield, Call of Duty, Street Fighter).
  • Aventura – Exploração, foco nas personagens e história - (Grim Fandango, Monkey Island 2, Samorost 3).
  • Simulação – Imersão num ambiente virtual com o objectivo de simular o contexto real - (Microsoft Flight Simulator, Euro Truck Simulator, Sims).
  • Estratégia – O uso de tácticas e decisões calculadas para vencer - (Age of Empires, Command and Conquer, Total War).
  • Desporto – Os diversos desportos reais simplificados de forma a serem jogados virtualmente com regras ou um nível de fidelidade realística - (FIFA, NBA2K, Need for Speed).

O público-alvo também é difere consoante a idade do jogador seja este criança ou adulto, aqui é posto em causa o conteúdo para cada gama de idades. Na Europa usa-se o sistema PEGI (Pan European Game Information) para avaliar e caracterizar cada vídeo-jogo com base na influência que pode ter no jogador. Aqui deixamos uma tabela completa das cinco gamas de idades e nove descrições de conteúdos.