História

Como tudo começou

Na história da humanidade podemos ver arte, música, teatro como o início do entretenimento audiovisual. Estes eram elementos importantes culturais na sociedade e cada um diferia no país sobre a forma como era executado. À medida que a tecnologia evoluiu surgiram novas ferramentas disponíveis para criar outras formas de media, na sociedade moderna podemos ver o rádio como o primeiro dispositivo eletrónico para entreter através de transmissão de informação por voz e obras musicais. Entretanto não se ficou por aí e a televisão surgiu de seguida e entramos na época dos audiovisuais abrindo um mundo novo de oportunidades em que as pessoas podiam usufruir não só de som mas também de visão para imersão no seu passatempo. Tinha-se alcançado muito no mundo analógico, no som tínhamos o rádio e o fonógrafo e no vídeo a televisão a preto e branco. Devido à complexidade dos circuitos analógicos e limitações, com o surgimento dos circuitos digitais abandonou-se a dominância deste tipo de circuitos no mercado existindo apenas em comum com os digitais ou por si mesmo em certas aplicações.

A grande invenção do século XXI para alguns é o computador, a capacidade de ter um dispositivo eletrónico para processar, guardar e comunicar informação em vastas quantidades aumentou o progresso tecnológico de forma considerável, no seu início apenas só estava disponível para desenvolvimento educacional nomeadamente universidades e controlo das forças militares nos Estados Unidos. Durante este tempo desenvolvimento sobre as aplicações que um computador poderia ter envolveu muitas direções mas uma delas em particular se destacou para o futuro entretenimento das massas que seriam os videojogo, originalmente feitos para teste e demonstração das capacidades de que um computador conseguia fazer. O primeiro videojogo que podemos considerar como um jogo em que consiste em imagens continuas num ecrã é o “Spacewar!” criado em 1962 por Steve Russell.

Spacewars
Fig.1 - O primeiro considerado video jogo de sempre.
Este funcionava num mini-computador PDP-1 (Programmed Data Processor-1) tendo este 187 quilohertz de frequência no CPU e 9,216 bytes de memória RAM. O jogo consiste em duas naves espaciais que num pequeno mapa 2D e é ganho pelo jogador que destrói o oponente com um pequeno feixe laser lançado na ponta da nave. Entretanto anos passaram e com os avanços a tecnologia dos computadores melhorou em design e construção começando a estar disponível ao público. A primeira de geração de consolas de videojogos pessoais começaria pela Magnavox Odyssey criada por Ralph Baer e lançada em 1972, com o total de 28 jogos produzidos e vendendo no total cerca de 350 mil unidades até ser descontinuada. Os jogos de arcada dominou o mercado dos jogos em meados dos anos 70 devido à sua disponibilidade para quem não tinha capacidade de comprar um computador ou consola, ficando pelo simples preço de meros centavos. O jogo que mais revolucionou e propulsionou a indústria dos videojogos foi sem dúvida o Space Invaders, lançado em 1978 desenvolvido pela Taito no Japão sendo o seu criador Tomohiro Nishikado. Quando lançado tornou-se no jogo mais comercialmente sucedido e ganhou um lugar permanente na história e cultura dos videojogos. Eventualmente a tecnologia dos videojogos em geral não se limitou apenas às consolas pessoais e de arcada e computadores pessoais começaram também a ser alvo neste mercado devido à maior capacidade de realizar tarefas diferentes.

Spacewars
Fig.2 - A primeira consola video jogos a ser comercializada.