Menu

Impacto na Sociedade

A realidade aumentada não deixa de ser um tema interessante de abordar de forma descomplexada e que atrai muita polémica. Irá esta tecnologia da realidade aumentada acabar com o emprego, ou pelo contrário, oferecer mais postos de trabalho? A questão foi lançada por Luís Martins, diretor de Marketing da IT People Innovation, em conversa com a StartUp Magazine, no âmbito da 3ª edição do ‘RALI – Realidade Aumentada em Lisboa’.

Para Luís Martins, que falou no evento sobre os impactos sociais da realidade aumentada, “vai trazer ambos. No lado positivo, existe um determinado tipo de empregos que se vai transformando e adquirindo novas competências, como é o caso da gestão e do design da Realidade Aumentada”. Grande parte da sociedade foca-se muito na tecnologia nos dias que correm e, com a valorização da mesma, muitas alterações, não a nível de hábitos, mas de realização de determinados tipos de funções a nível social, vão acontecer.

A tecnologia da Realidade Aumentada não se trata apenas de desenhar uma animação, um vídeo ou um conteúdo digital, mas sim de um projeto que passa para o contexto real. Embora seja uma área ainda pouco explorada, esta tecnologia vai conquistando, aos poucos, a sociedade.

Benefícios para a Sociedade

Um grande fluxo de investimentos nessas novas ferramentas está a impulsionar o mercado, que crescerá substancialmente nos próximos anos. AR e VR afetarão o mundo ao nosso redor de várias maneiras interessantes e benéficas.

No Marketing

Para eliminar de vez os estigmas sobre compras online algumas empresas como a Ikea já têm disponível aplicações AR. Assim, permite ao utilizador/cliente visualizar um objeto em sua casa, antes de fechar a compra de um móvel. Outros optam pela assistência ou informação em tempo real durante uma compra, onde a AR pode criar interações que não existiriam entre um cliente e o vendedor.

Enriquecer Conteúdos

A Realidade Aumentada permite a adição de informação em tempo real sem que o utilizador realize uma pesquisa. Deste modo, durante um passeio ou viagem a experiência é naturalmente enriquecida seja em questões culturais, de segurança ou até mesmo em economia de tempo.

Crescimento Empresarial

A inovação tecnológica é uma das ferramentas de maior sucesso nas empresas, tanto para fidelizar como para conquistar novos clientes. Com esta tecnologia de ponta, extremamente divertida e que se pretende de fácil interação uma empresa ou marca tem na Realidade Aumentada, uma alavanca de comunicação ganhando, não só em visibilidade, mas também, em imagem.

Augmented Reality Campaign 2010

A agência alemã brand.david lançou uma campanha em Realidade Aumentada (AR) para a "Frauennotruf München e.V", uma organização local sem fins lucrativos contra a violência doméstica. Em cooperação com a Metaio (uma start-up especializada em Realidade Aumentada), a publicidade foi enriquecida com conteúdo multimédia que pode ser explorado a partir de um smartphone ou equivalente, por qualquer pessoa.

As vítimas femininas vivem principalmente em dois mundos paralelos: enquanto a campanha de impressão sugere um mundo perfeito, a realidade aumentada leva-nos ao abismo terrível do destino destas mulheres.

O objetivo da campanha é levar o tema da violência doméstica à luz e reduzir os preconceitos hostis das vítimas. A campanha é um bom exemplo de como a realidade aumentada em combinação com a ideia certa pode contribuir de forma valiosa para o setor social.