Menu

Modelos de Negócio

Após o impressionante sucesso de Pokémon Go, a indústria vive uma nova realidade tecnológica. A mais recente aplicação de realidade aumentada da IKEA vem mostrar os benefícios da tecnologia na indústria de retalho.

Decidimos tomar como exemplo para o modelo de negócio, a aplicação AR da IKEA por ser bastante apelativa e por representar em geral um bom modelo para avaliação financeira. AR mobile abre novos horizontes de marketing e os investidores procuram produzir Apps como a da IKEA. Trata-se duma aplicação gratuita na App Store ou Google Play e a sua popularidade mostra que a Realidade Aumentada se sobrepõe às tradicionais aplicações (de mobiliário neste caso). Consiste em experimentar móveis que estão disponíveis em formato virtual em cima do ambiente real.

Permite navegar sobre um catálogo de mobiliário selecionar o artigo e visualiza-lo (habilitando o modo AR) no local real onde se pretende. A aplicação foi desenvolvia usando o ARKit da Apple e permite a colocação de todo o mobiliário em 3D e à escala real com 98% de precisão da escala do produto, com base nas dimensões de uma sala. Para desenvolver uma AR App é importante perceber que features são importantes para a sua definição e depois decidir concretamente quais utilizar ou não conforme a sua utilidade.

Vamos explorar um pouco mais desta aplicação para perceber a sua construção. Antes de Mais é importante esclarecer que as aplicações AR são projection-based o que significa que projeta modelos virtuais em espaços reais. De seguida deve ser ter-se em consideração que para uma experiência positiva a interface deve ser user-friendly. Vejamos o que foi tido em consideração quanto é AR App da IKEA:

  • Elevado número de Itens
  • Breves descrições de produtos
  • Design de alta qualidade em plena interação com itens comuns.
  • Boa navegação entre categorias
  • Opção Favoritos
  • Referencias à página do produto.
  • Disponível em diferentes línguas.

Em caso de um resultado bem-sucedido, esta aplicação permite ao utilizador, através dum tablet ou smartphone, ver o resultado final da sua compra antes da aquisição. A Ikea não revela na totalidade a tecnologia por trás desta APP, no entanto de acordo com a nossa investigação, está claro que contém ASP.Net, HTML5, Java, List.js JQuery, HotJar. Estas são ferramentas gerais para desenvolvimento web e mobile, mas especificamente para AR podemos dizer com confiança que foram utilizadas Unity Engine e ARKit. Unity3D é um avançado motor de desenvolvimento para jogos (ambientes virtuais) que suporta gráficos 2D/3D. Disponibiliza também a interface drag-and-drop e outras ferramentas perfeitas para o desenvolvimento de produtos AR.

ARKit, ferramenta open source da Apple torna a AR mais disponível, juntamente com iOS 11 SDK e Xcode9 permite criar AR Apps é o caso da aplicação da IKEA. Desenvolver este produto implica VIO (visual inertial Odometry) e Core Motion para detecção de movimento e registo de dados da camara, assim como dois inpust principais. Esta tecnologia permite que iPhone e iPads sejam capazes de analizar cenários e detetar planos horizontais.

Juntando todas as questões analisadas, uma boa infraestrutura e com bom design estão reunidas as condições para desenvolver um produto para o cliente. No entanto é importante fazer uma análise cuidada dos custo. Desenvolver uma aplicação pode ser um processo ambíguo e longo, os custos para tal estão sujeitos a inúmeros constrangimentos pelo que não são taão claro nem lineares. Vamos dar apenas uma visão desta questão salvaguardando-nos de que é apenas uma de muitas realidades possíveis.

Um produto AR para fins comerciais tem duas componentes principais, catalogo de produtos e AR mode. Para desenvolver uma aplicação para uma ou múltiplas plataformas (Android/iOS/Windows Phone) e estimar o seu custo temos de considerar que serão necessários programadores qualificados e 3D Designers cujos valores de mercado podem ser variados. Faremos uma avaliação com base no estudo realizado. Back-end – Para implementação da estrutura de Servidores, Base de Dados, WebPage, serviços third-party e ferramentas estimamos cerca de 300 horas de trabalho. IU/UX – Interfaces, navegação, modelos AR e animações. Dividimos em 150 horas para App Design Básico enquanto para modelos 3D estimamos que um modelo bem concebido demora cerca de 3 dias de trabalho (24 horas). App – para o desenvolvimento concreto duma aplicação mobile com todas as funcionalidades duma aplicação AR como a da IKEA estimamos cerca de 500 horas (ou mais). Testes de Qualidade – estimamos que para uma apreciação razoável do produto sejam necessárias entre 80 a 100 horas. Em média e com apenas as funcionalidades básicas podemos estimar:

Para desenvolver uma aplicação o custo depende normalmente dos recursos que temos disponíveis tanto em termos de Skils da equipa como em questões do tempo disponível dependendo da urgência com que necessitamos da aplicação pronta. Para AR Apps é fortemente recomendado ter numa Development Team: 2 Designers, 3 programadores especialistas em Unity, 2 programadores especialistas em iOS ou Android, 1 engenheiro de qualidade e 1 Project Manager. Como as aplicações de Realidade Aumentada se baseiam em imagens 3D deve ter-se especial atenção a qualidade das imagens de forma a que a experiencia para os utilizadores seja o mais natural e realista possível.

Pelo que pudemos apurar uma aplicação AR como a da IKEA deve custar cerca de $57.000 mais cerca de $1.200 por cada modelo 3D com base numa média de $50 por hora. Este valor pode ser diferente se considerarmos outro tipo de features ou outra quantidade de objetos AR.