UHD TV - Resolução/Serviços

Patrocionado pela cadeira de Comunicações Multimédia

Versão HTML do Artigo(Projeto).

UHD em relação às resoluções anteriores

Resoluções diferentes da TV

Até agora nós colocámos na ribalta os vários aspetos da UHD e as suas vantagens. No entanto, em contraste com as resoluções, como é que esta se sai?

Primeiro, falamos da mais antiga e relevante, a resolução 1080p or Full HD. As televisões usaram historicamente a vertical para descrever a resolução (voltando ao passado). Então 1080p é a resolução vertical. Quase todas as HDTVs têm uma proporção de 1,78: 1 (16: 9, também conhecida como "widescreen"), o que significa uma resolução horizontal de 1.920 pixels (1.920x1.080). qualquer coisa, é "2K". Ou é, pela mesma lógica, que as TVs UHD são 4K. Dito isto, a maioria das pessoas não liga para 1080p 2K; eles chamam de 1080p ou Full HD.

Já agora, 1080i é a mesma resolução que 1080p, mas nenhuma TV moderna é 1080i. No entanto, a maioria das transmissões de HDTV ainda são 1080i.

A seguir, temos a resolução 2K. Antes que "4K" se tornasse comum, nós quase nunca veríamos "2K". Foi praticamente apenas uma resolução de cinema, e é por isso que, às vezes, nós vemos ser usado para se referir a um "formato mestre". A maioria dos projetores de cinema digital utilizados nos cinemas tem resolução de 2K (alguns são menores). Tem 2.048 pixels de largura e, novamente, nenhuma resolução vertical é especificada pelo DCI.

Mas agora que "4K" ganhou força como termo usado para descrever TVs e conteúdo, "2K" está se tornando cada vez mais comum como abreviação para a resolução de 1080p usada pela maioria das HDTVs, assim como o Blu-ray. Não é tecnicamente preciso, mas isso não impediu que "4K" se tornasse mais popular que "UHD".

Aqui lembramos que mais pixels não significam necessariamente uma imagem melhor. Há outros aspectos da qualidade da imagem, como contraste e cor, que são muito mais importantes do que a resolução.

No futuro, a resolução pode se tornar irrelevante. Tecnologias como o tamanho e a resolução separados do Micro LED, para que a futura TV de 50 polegadas tenha uma resolução radicalmente diferente daquela da sala de estar de 100 polegadas, ao contrário de agora, onde ambas são 4K com diferentes pixels de tamanho. E um seria um projetor. Graças aos avanços no processamento de vídeo, isso não importa. Todos eles parecerão nítidos e detalhados. [11]

Serviços UHD

Existem vários serviços que servem conteúdos de UHD, mas agora vamos expor o que achamos serem os mais relevantes: [12]

Netflix

A Netflix, uma inovadora constante, foi um dos primeiros serviços a oferecer conteúdo 4K Ultra HD, que voou com a segunda temporada da sua série original, a "House of Cards". Desde então, o conteúdo tem crescido de forma consistente - todas as principais séries originais do serviço estão sendo filmadas em 4K e algumas em HDR, incluindo sucessos recentes e antigos favoritos. A Netflix também está continuamente adicionando novos filmes em 4K e documentos de natureza de tirar o fôlego à sua biblioteca.

Amazon Instant Video

O serviço “grátis” da Amazon - que vem com uma assinatura Prime - foi lançado com versões 4K Ultra HD de algumas das suas séries originais como "Mozart in the Jungle" e "Transparent" e desde então expandiu para incluir a maioria de suas séries originais, além de muitas outras séries de televisão e filmes. A Amazon também transmite muitas de suas séries originais em HDR, incluindo Jack Ryan em Dolby Vision.

O serviço também tem uma seleção rotativa de filmes 4K Ultra HD como parte de sua coleção Prime; o número exato de títulos específicos disponíveis varia de mês para mês. Quanto às seleções não estão livres, a Amazon vende um número de títulos 4K Ultra HD a partir de cerca de 20 dólares.

Ultraflix

Como o autoproclamado anfitrião da maior biblioteca 4K Ultra HD de conteúdo de streaming disponível, Ultraflix contém várias centenas de horas de documentários de natureza 4K (incluindo vários títulos originalmente criados para IMAX), dezenas de shows, vídeos de apresentações musicais e centenas de horas de ficção científica, ação, comédia e drama, tudo para locação em blocos de 48 horas.

Gaming

Embora haja muito para assistir nos serviços e plataformas discutidos neste artigo, essa não é a única forma de entretenimento que a TV 4K pode melhorar. Para o público de jogos, há agora duas consolas compatíveis com 4K e HDR no mercado: a PlayStation 4 Pro e a Xbox One X.

Gaming Platforms

Ambas oferecem uma atualização visual marcante sobre seus equivalentes HD de 1080p, embora devamos observar que a PS4 Pro não suporta 4K Ultra HD Blu-ray, enquanto o Xbox One X faz. Vendo que a Sony inventou o Blu-ray, é uma falha estranha, embora a PS4 reproduz Blu-rays HD.

Ambas as consolas têm as suas próprias listas de títulos 4K e HDR (PS4, Xbox), bem como os seus próprios serviços online premium, com vantagens como jogos online e jogos gratuitos todos os meses.

Todas as consolas PS4 - Pro ou não - suportam HDR, assim como o Xbox One S e o Xbox One X.

Existem mais alguns serviços mas iremos apenas enunciar sem entrar em fundo nestas: iTunes, Vudu, Youtube, Sony’s Playstation Video, Fandango Now, Google Play Movies and TV, Fubo Tv, DirectTv, Dish Network, Comcast, Ultra HD Blue-Ray, e talvez mais.