UHD TV - Influência

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Influência no Mercado

O mercado de resolução de display 4K foi estimado em 30,73 bilhões de dolares,em 2017 e deve atingir os 110,43 bilhões de dólares até 2023, com um CAGR de 23,1% durante o período de previsão (2018-2023).

Limitado a painéis de display 4K usados ​​em vários produtos, como monitores, smart TVs, smartphones e outros. Produtos de display 4K, como TVs 4K UHD e 4K OLED, não foram considerados para dimensionamento e projeções de mercado.

O crescimento significativo do mercado de resolução de display 4K exibe as mudanças nas preferências do consumidor em relação aos monitores de exibição. Há uma demanda crescente por computadores e telas de TV com tecnologia de resolução 4K, já que espera-se que essa tecnologia melhore a experiência de visualização dos consumidores, proporcionando uma qualidade de vídeo duas vezes maior que a de HD e quatro vezes maior que a dos televisores normais. A resolução altamente definida de 4000 pixels serve como sua qualidade básica, que também está impulsionando a demanda por displays 4K no mercado global. Além disso, a proliferação de tablets, aliada ao smartphone com tela de resolução de qualidade, também aumentou a taxa de adoção de displays 4K.

Um aumento significativo no mercado de produtos eletrônicos de consumo premium em países emergentes, como China, Índia e Brasil, favorece as condições para o mercado de resolução de display 4K. A crescente demanda por produtos premium com telas de alta resolução nesses países deve ser impulsionada por fatores como a existência de um mercado substancial no segmento de TV e campanhas promocionais dos participantes do mercado para seu público-alvo. Além disso, a flexibilidade de preços, devido à concorrência existente, o crescimento do PIB levando a um aumento na renda disponível, e um número crescente de adotantes iniciais, também estão ajudando a taxa de adoção de TV nesses países. Além disso, a mudança nas preferências dos consumidores em relação aos displays tradicionais, devido à alta adoção de tecnologias avançadas em filmagem, está levando os consumidores a preferirem produtos de alta resolução. A integração de realidade aumentada e realidade virtual em smartphones, tablets e PCs tem impacto no mercado, já que eles exigem conteúdo de alta resolução. Além disso, o aumento na tela média do smartphone impulsiona a procura por telas de alta resolução, o que também deve impactar significativamente o mercado de displays 4K. [9]

Influência na Indústria

Membros da UHD Alliance

O impacto da UHD TV na indústria foi, na nossa opinião, a criação da Aliança UHD.

Com a explosão de inovações de exibição na última década, o aumento da concorrência também significou que manter-se em sintonia com as últimas tendências tecnológicas tornou-se cada vez mais uma aposta para os consumidores. Por exemplo, os consumidores que apoiaram os DVDs HD em 2008 acabaram perdendo com os discos Blu-Ray mais populares. Linha de fundo? Quando as guerras tecnológicas acontecem, os primeiros adeptos e os consumidores desinformados freqüentemente são apanhados no fogo cruzado. Agora, com as empresas tecnológicas empurrando os consumidores para as UHD TVs, os principais participantes do setor de tecnologia querem garantir que o que aconteceu com o fiasco de Blu-Ray e DVD HD não aconteça novamente com os consumidores.

Foi com isso em mente que alguns participantes do Consumer Electronic Show como a Samsung, a Netflix, a Technicolor e a Disney decidiram se reunir e fundaram a UHD Alliance. Este grupo de gigantes da indústria foi encarregado do difícil objetivo de criar padrões para produtos UHD. Isso inclui câmeras que capturam imagens em UHD, além das telas em que as assistimos. Juntos, os principais participantes do setor de tecnologia apresentam várias ideias diferentes e encontram uma solução que, esperamos, ajude a evitar que os consumidores se queimem com a tecnologia UHD que não atende a seus padrões.

Uma vez que esses padrões sejam estabelecidos, caberá aos fabricantes garantir que seus produtos os adiram. Se os padrões estabelecidos não forem cumpridos, isso certamente resultará em grandes conseqüências tanto para o fabricante quanto para os possíveis custos para os clientes.

Quando se trata de estabelecer e manter os displays de qualidade e seus componentes, a Konica Minolta está extremamente comprometida em fornecer aos fabricantes acesso a instrumentos de medição de luz de alta qualidade, como o CS-2000A. Cada um dos nossos instrumentos tem a sensibilidade, precisão e precisão necessárias para acompanhar os padrões da indústria. [13]

Influência em Portugal

Os serviços exclusivos UHD em Portugal, envolvem conhecer a oferta das operadoras de conteúdos Ultra HD 4K.

No caso da Vodafone, esta oferece o Insight TV HD, um canal de entretenimento em Ultra HD 4K, e o Funbox 4K, um canal de lifestyle e entretenimento. Para os clientes desta operadora é ainda possível ver filmes em Ultra HD 4K de forma gratuita no videoclube.

A MEO disponibiliza aos seus clientes o canal Hispasat 4 (canal de cultura, natureza e outros conteúdos) e o MCS TV Ultra HD (de desportos de ação e lifestyle), sendo que este último só está disponível para clientes com fibra ótica. Esta operadora oferece ainda uma app exclusiva para uma experiência Ultra HD 4K que dispõe de conteúdos de moda, desportos de ação e natureza. Por fim, os clientes têm ainda a possibilidade de ver filmes exclusivos na tecnologia Ultra HD 4K no MEO videoclube.

Por fim, a NOS disponibiliza o canal Hispasat 4K e um canal exclusivo, o NOS Ultra HD 4K, com diversos conteúdos nesta tecnologia: relacionados com o festival NOS Primavera Sound, com o NOS em palco, vários mini documentários, entre outros. [14]

Portugal UHD

A seguir temos uma a aplicação muito interessante a “Portugal UHD”. Esta é uma aplicação global em que os utilizadores Samsung de todo o Mundo terão a oportunidade de ver Portugal em todo o seu esplendor. Filmado com a tecnologia de captação de imagem em resolução UHD mais avançada, já com High Dynamic Range (HDR) aplicado.

A sua utilização é gratuita, estando já pré-instalada nas televisões da marca ou podendo ser descarregada na própria televisão na loja de aplicações. A aplicação abrange as mais de 170 milhões de smart tv’s 4k do mundo inteiro, um mercado que continua a crescer a cada dia e que coloca Portugal na linha da frente da distribuição de conteúdo nesta tecnologia. [15]

Influência no cinema

A indústria cinematográfica tem consistentemente conseguido inovar a experiência de visualização antes do entretenimento doméstico - mas há sinais de que isso pode estar estagnado. Tendo introduzido projetores digitais capazes de reproduzir conteúdo em resolução 4K em 2007, à frente da TV, a exposição está à beira de ser ultrapassada pela tecnologia de consumo.

Globalmente, o número de projetores 4K instalados é de 27.500, compreendendo apenas 17% do total de telas em todo o mundo. A Sony assumiu a liderança no suporte a 4K com seus negócios integrados verticalmente, que abrangem desde conteúdo a hardware (projetores, câmeras, TVs). A sua frota global de aproximadamente 17.000 projetores é compatível com 4K, enquanto apenas 10% dos projetores vendidos pela Barco, Christie e NEC são 4K. De acordo com a empresa de análise IHS Markit, os mercados com maior penetração de projeção digital 4K são os EUA (40%), a Tailândia (35%) e a Estônia (52% de uma pequena base total). No Reino Unido, 32% das telas são 4K.

Estará o UHD a matar o cinema?

O 4K não se tornou o formato dominante como muitos na indústria esperavam. Houve falta de impulso para que todas as produções fossem para 4K. Dez anos atrás, o 4K tornou-se uma palavra de ordem, um recurso adicional - alguns diriam um dispositivo de marketing - para convencer os expositores a comprarem projetores 4K em vez de 2K. Mas, mesmo agora, estamos vendo apenas 20% do conteúdo lançado pelos estúdios em 4K.

Um inibidor é o custo. Processos de produção podem ser computacionalmente caros devido à necessidade de transferir, armazenar e manipular maiores quantidades de dados em cada estágio. Isso também vem com um aumento no custo do artista devido ao detalhe extra necessário. Ter a resolução extra disponível no VFX costuma ser útil, já que podemos precisar ampliar ou processar a imagem de alguma forma, mas lidar com resoluções mais altas aumenta a demanda por recursos.

Apesar disso, o HDR é uma fração do lucro. Líder de mercado, a Dolby instalou menos de 100 telas Dolby Cinema habilitadas para HDR em todo o mundo - enquanto a HDR está se tornando, de facto, em telas de TV como 4K. Amazon, Netflix, Hulu e HBO estão fazendo grandes investimentos no fornecimento de conteúdo HDR. Esta é uma questão fundamental para o negócio do cinema.

Se o cinema ficar em 2K, isso pode se tornar um problema. O cinema tem sido o condutor da qualidade, onde a tecnologia inovadora tornou a tela grande a melhor experiência de visualização. Estamos vendo agora esses desenvolvimentos acontecendo em outras áreas.

Os fornecedores de streaming [Netflix e Amazon] foram mais agressivos que os estúdios tradicionais em termos de demanda por domínio de conteúdo superior a 2K. Além disso, a lacuna entre a captura de imagens e a exibição final está aumentando. Uma nova gama de câmeras cinematográficas da Red e Sony é capaz de gravar imagens em 8K (16 vezes HD). Os diretores de fotografia argumentam que as imagens filmadas nessa resolução extrema provavelmente produzirão uma imagem final mais rica, mesmo quando reduzidas para 2K para entrega.

De acordo com a Futuresource, é mais provável que os estúdios gravem em resoluções mais altas, especialmente para os títulos pesados ​​da CGI, para venda como um produto 4K para o mercado de entretenimento doméstico de maior valor. Dos 20 principais vencedores da receita do ano passado, quatro receberam um comunicado de mídia embalado em 4K, um pouco mais do que apenas para apresentação teatral. A primeira característica a ser gravada em grande parte em 8K, “Guardians Of The Galaxy Vol. 2” foi finalmente pós-produzido e entregue aos cinemas em 2K. O filme também é o primeiro Blu-ray 4K UHD (ultra-alta definição) da Disney. [17]

Modelo de negócio

Com relação ao provável modelo de negócios adotado para a distribuição de conteúdo 4K UHDTV, o VOD supera os canais lineares em geral (60% vs. 34%). No entanto, vemos novamente uma diferença significativa nas opiniões dos profissionais técnicos e não técnicos. Em contraste com o resultado geral, os entrevistados não técnicos acreditam que os canais lineares serão o modelo de negócios mais provável para a introdução da 4K UHDTV. [16]