A aplicação pode ser dividida em três espaços de execução mediaplayer(MP), proxy(PRX) e o exterior(EXT) os quais têm a tarefa de executar e responder a pedidos. O MP é a origem dos comandos dados pelo utilizador.
Figura 1: Arquitectura Geral
Como é possível observar na figura 1, o MP realiza uma sessão de mensagens HTTP não persistentes, sendo assim necessário abrir uma nova ligação por cada pedido efectuado. Esta configuração permite simplificar bastante o código da aplicação não sendo criada uma grande restrição já que as comunicações são realizadas pela interface de loopback do dispositivo.
O reprodutor de vídeo utilizado na plataforma Android realiza à priori uma gestão dos recursos, obtendo-se apenas os dados quando necessário e sem esgotar a memória do dispositivo. Todavia, é necessário referir que na experiência e utilização do mesmo se notou existir alguma repetição nos pedidos efectuados. Assim, instalou-se uma memória de cache na PRX de forma a melhorar a reposta.
A PRX tem como função responder aos pedidos do MP com bytes obtidos de dados remotos. Assim, a função base deste espaço de execução é gerir e coordenador a obtenção dos dados. Nas próximos secções serão descritas as várias politicas disponibilizadas na aplicação.