Relatório Consolidado da Avaliação do 2º Protótipo Funcional
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1.• Falta de contraste no menu opções• H2.4. Consistência e aderência a norma. • H2.8. Desenho de ecrã estético e minimalista. • Descrição: No menu opções o nível de transparência aplicado ao fundo, torna fraco o contraste, assim como torna o texto dificil de ler. • Solução: Dar mais contraste ao item do menu que esta seleccionado mudando a cor de fundo, tirar a transparência do fundo de modo a provocar mais contraste e tornar o texto mais legível. • Severidade: 3 2.• Sequência de ecrãs confusa• H2-5 – Evitar Erros. • H2-6 – Reconhecimento em vez de lembrança. • H2-7 – Flexibilidade e Eficiência. • Descrição: Utilizador fica na dúvida se depois de clicar comprar no 2º ecrã, poderá introduzir quantidades e escolher tamanho do produto, assim como inserir morada e outros dados. Quando finaliza a compra o utilizador quer ver o que comprou. • Solução: No segundo ecrã em vez de comprar colocar algo como iniciar processo de compra, ou uma nota adicional, que façam o utilizador perceber que pode introduzir de seguida as quantidades e tamnhos pretendidos. Quando finaliza a compra mostrar imagem do produto que comprou. • Severidade: 3 3.• Consistência na inicialização da quantidade pretendida• H2.5. Evitar erros. • H2-7 – Flexibilidade e Eficiência. • Descrição: Ao escolher o tamanho do produto que pretendemos obter, e a quantidade do mesmo, o sistema oferece como predefinição as quantidades e tamanhos escolhidos anteriormente, podendo levar o utilizador a cometer erros. • Solução: Ao entrar no menu de escolha de tamanho e quantidade, realizar um “reset” nos campos, isto é, definir a quantidade de todos os produtos por default com valor 1. • Severidade: 3 4.• Desacactivar setas quando só ha um produto, falta de unidades e redundância sair• H2.2. Falar a linguagem do utilizador • H2.4. Consistência e Aderência a Normas. • H2.5. Evitar erros • H2.6. Reconhecimento em vez de lembrança • Descrição: Ambiuidade no significado de Produtos dif.. Setas e selecção activada quando só existe um produto no diferente no carrinho. Falta de unidades no preço, assim como redundância em sair. O utilizador pode ficar na dúvida no que irá acontecer quando clicar em sair e clicar em ínicio. • Solução: Quando só há um produto no carrinho desactivar a funcionalidade de procurar mais produtos. Usar linguagem mais adequada diferentes m vez de dif. Colocar as unidades no preço total. E eliminar o botão redundante de sair. • Severidade: 2 5.• Tipo de letra e linguagem não é o mais indicado.• H2.2. Falar a linguagem do utilizador • H2.8. Desenho de ecrã estético e minimalista. • Descrição: Letra pouco visível, e lianguagem não muito adequada, como abreviaturas OBG. • Solução: Escolha de um tipo de letra mais simples, mais fácil de ler em ecrãs com pouca definição, e de tamanho reduzido, como é o caso da maioria dos telemoveis. Liguagem utilizada simples, directa e relevante. • Severidade: 3 6.• Ao tentar comprar não é possível voltar para trás.• H2.5. Evitar erros. • H2.7. Utilizador controla e exerce livre arbítrio. • Descrição: No menu de pagamento, ao seleccionar outras formas de pagamento (funcionalidade adicional), entramos num menu que nos apresenta as diversas formas como é possível pagar o produto que desejamos adquirir, no entanto se desejarmos voltar atrás, para cancelar a compra do produto por exemplo, não é possível, uma vez que o botão voltar não se encontra activo, ou não está a funcionar correctamente. • Solução: Tornar o botão voltar activo/funcional. • Severidade: 3 7.• Campos de dados não editáveis• H2.3. Utilizador controla e exerce livre arbítrio • H2.5. Evitar erros • H2.9. Ajudar utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros • Descrição: No menu de pagamento do carrinho de compras, é pedido para escrever o nosso NIB de forma a pagar pelos produtos obtidos, se o utilizador se enganar na sua morada ou a escrever o numero d seu cartão multibanco, não é possível apagar os dados inseridos. • Solução: Fazer reset cada vez que aparece o ecrã para inserir os dados pessoais, e permitir apagar utilizando o botão do telemovel • Severidade: 3 8.• Opções demasiado complexas• H2-5 – Evitar Erros. • H2-8 – Desenho de ecrã estético e minimalista. • Descrição: O menu das opções apresenta-se demasiado complexo e com muitas entradas (e algumas não necessárias) sendo demasiado pesado para um utilizador inexperiente. • Solução: Diminuir o número de opções e previegiar as opções mais relevantes. • Severidade: 23 9.• Uso de cruzes para escolher ingredientes• H2-4 – Consistência e aderência a normas. • H2-6 – Reconhecimento em vez de lembrança. • Descrição: Na selecção de ingredientes, a escolha é feita aparecendo cruzes. Pode levar o utilizador a pensar que está a escolher os ingredientes que não quer que a sua pizza tenha. • Solução: Usar certos em vez de cruzes. • Usar cor verde nos certos. • Severidade: 1 10.• Relação preços/tamanhos não explícita• H2-6 – Reconhecimento em vez de lembrança. • H2-8 – Desenho de ecrã estético e minimalista. • Descrição: Não é explícito o suficiente que o preço que é apresentado corresponde ao tamanho que se encontra por baixo. • Solução: Usar uma tabela para colocar esses valores. • Severidade: 2 11.• Não existência do nome do serviço em nenhum ecrã.• H2-1 – Tornar estado do sistema visível. • H2-10 – Dar ajuda e Documentação. • Descrição: Nenhum ecrã do sistema apresentado possui o nome do serviço que está a ser disponibilizado. Era bom para o utilizador saber que marca está a usar. • Solução: Personalizar o serviço, começando por dar um nome. Tornar esse nome visivel logo no primeiro ecrã/menu principal. • Severidade: 1 12.• Optimização do uso do teclado para quantidade e alterar tamanho• H2-7 – Flexibilidade e Eficiência. • Descrição: A quantidade deveria poder ser introduzida com o teclado do telemovel, muito mais eficiente para grandes quantidades, o tamanho quando chegasse a grande e clicasse para a direita ir para o pequeno, e o mesmo quando clicamos para a esquerda quando o tamanho é pequeno,, fazendo surgir tamanho grande. • Solução: Permitir o uso do teclado para introduzir quantidade, e tornar ciclica a escolha do tamanho. • Severidade: 2 13.• Contraste entre texto e fundo• H2-4 – Flexibilidade e Eficiência. • H2-8 – Desenho de ecrã estético e minimalista. • Descrição: Texto díficil de ler. Falta de contraste entre o texto e o fundo. • Solução: Usar cores entre fundo e texto que ajudem o utilizador a ler facilmente o texto, e que aumentem o contraste do ecrã. • Severidade: 3 Geral:
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