Introdução

O Twitch é uma plataforma de livestream pertencente à Twitch Interactive, subsidiária da Amazon. A plataforma foca-se principalmente na transmissão de vídeo-jogos, incluindo competições de eSports, e mais recentemente na transmissão de música e de eventos associados a esta indústria. O conteúdo pode ser visualizado em directo ou em video on demand. Inicialmente, esta plataforma foi criada como sendo uma spin-off da já existente Justin.tv. O alcance do Twitch atingiu níveis tão altos, que a empresa-mãe, a Justin.tv, acabou ver o seu nome alterado para Twitch Interactive. A plataforma Justin.Tv acabou por ser encerrada em agosto de 2014.Também neste mês, o Twitch foi comprado pela Amazon por uma quantia de 970 milhões de dólares.Em 2015 o Twitch tinha mais de 1.5 milhões de livestreamers e mais de 100 milhões de visualizações por mês.

Artigo Escrito

Breve História

Quando a Justin.tv foi lançado em 2007, a plataforma dividia o seu conteúdo em várias categorias. A categoria de gaming cresceu especialmente rápido e tornou-se na categoria mais popular da plataforma. Manteve se assim até que em junho de 2011 a empresa decidiu lançar uma outra plataforma unicamente direcionada ao conteúdo de gaming, a Twitch.tv. Desde aí, o Twitch tem conseguido um número de visitantes mensais superior a 35 milhões de utilizadores.

Serviços

O Twitch disponibiliza dois modos de visualização do conteúdo de vídeo:

  • Livestreaming
  • Video-on-demand

Tecnologia

O Twitch é um verdadeiro exemplo de uma engenharia em grande escala, que serve dezenas de milhares de utilizadores por segundo. Para conseguir servir todos estes utilizadores mantendo os padrões de qualidade exigíveis para um serviço desta dimensão, é necessário ter tecnologias implementadas que garantam escalabilidade tanto a nível de arquitetura como de organização. Para termos noção real da escala que o Twitch alcança, apresentamos os seguintes dados:

  • 30,000 pessoas a transmitir simultaneamente.
  • Existe um pico de mais de 2 milhões de fluxos de vídeo simultaneamente no Twitch.
  • O serviço de chat entrega mais de 10 biliões de mensagens por dia.
  • A API do Twitch recebe mais de 50 pedidos por segundo em médio.
  • Nos últimos três anos, o número de engenheiros no Twitch cresceu mais de 800%

Sistema de vídeo

O sistema de vídeo é responsável pela transmissão de um vídeo do transmissor para os espectadores. Este sistema inclui as seguintes componentes:

  • Video ingest- O video RTMP (Real Time Messaging Protocol) é transportado para o sistema de transcodificação.
  • Sistema de transcodificação- O stream de vídeo RTMP que está a chegar do transmissor é transcodificado para múltiplas streams HLS (HTTP Live Streaming). Esta implementação é feita recorrendo a uma combinação das linguagens de programação C/C++ e Go.
  • Distribuição- Distribuição das streams HLS para as POP’s dispersas geograficamente, de maneira a que os espectadores tenham uma experiência de streaming de vídeo de alta qualidade. Outra vez, maioritariamente escrita em Go.
  • VOD (Video on Demand)- Todos os sistemas de vídeo são arquivados para o sistema de VOD do Twitch.

Plataformas Concorrentes

Existem várias plataformas alternativas que permitem ao utilizador praticamente a mesma interoperabilidade e funcionalidades que o Twitch. Nesta secção vamos abordar as três principais concorrentes:






Para a comparação em questão vamos usar como base alguns relatos reais de utilizadores que experienciaram múltiplas plataformas. Pela informação relatada, o Twitch apresenta como vantagens a alta exposição que oferece graças ao seu enorme alcance e número de utilizadores, assim como as diversas funcionalidades interativas que permite como por exemplo as notificações ou o uso de bots. As desvantagens apresentadas assentam principalmente no facto de por ser uma plataforma com tão grande alcance, é difícil e demoroso para um novo streamer conseguir ter uma audiência fixa, sendo muito habitual nos primeiros livestreamings a ausência de espectadores ou a existência de comentários depreciativos para com o streamer e/ou o conteúdo das suas transmissões. Tal facto leva a que muitos utilizadores “desistam” da plataforma.




Twitch vs Smashcast.tv (hitbox.tv):

A plataforma Smashcast.tv, anteriormente conhecida como hitbox.tv, é uma pequena plataforma de stream com 1/10 da audiência e da exposição do Twitch. Para um streamer iniciante que queira começar uma carreira de streaming, o facto de ter um alcance tão limitado, faz com que também seja difícil e demoroso alcançar uma audiência significativa. A Smashcast.tv ainda oferece um programa de parceria em que os utilizadores podem aderir tendo um nível mais baixo do que o Twitch exige e que oferece as mesmas vantagens que o Twitch (emoções personalizadas, opções de transcodificação e subscrição mensal).





Twitch vs IBM Cloud Video (Ustream):

A principal diferença entre estas duas plataformas é que no IBM Cloud Video (antes conhecida como Ustream) podem ser transmitidos todo o tipo de conteúdos enquanto que o Twitch, durante quase toda a sua existência, foi limitado à transmissão de conteúdo gaming. Porém, as competições consideradas profissionais, assim como os mais conceituados jogadores de videojogos, tiveram sempre o Twitch como plataforma de eleição para a cobertura dos seus jogos e/ou eventos.








Twitch vs Youtube Gaming:

A Youtube Gaming é uma plataforma criada pela gigante americana Google com o principal objetivo de competir diretamente com o Twitch pela liderança do mercado das transmissões online de conteúdo de gaming. A plataforma parece e comporta-se como o Youtube que todos nós conhecemos mas especifica-se apenas em conteúdo de gaming, seja live ou em video-on-demand. Um dos principais contras apontado ao Youtube Gaming é o facto de não haver partilha entre os subscritores de um canal no Youtube standard e um canal do mesmo utilizador no Youtube Gaming. Considerando as queixas apresentadas pelos utilizadores, o Youtube standard decidiu sim partilhar os resultados de pesquisa com o Youtube Gaming, ou seja, uma pesquisa feita na plataforma standard do Youtube pode também apresentar resultados da plataforma gaming do Youtube. Quanto às diferenças a níveis de rentabilização financeira para o streamer, considerando uma perspetiva a longo prazo, um streamer que consiga uma audiência relevante (mais de 10 milhares de visualizações nos seus vídeos no caso do Youtube Gaming) consegue vir a ser mais bem recompensado financeiramente no Twitch que no Youtube. No passado mês de abril, segundo dados oficiais das plataformas, 96% das receitas dos streamers provém do Twitch enquanto que os restantes 4% provém do Youtube Gaming. Já quanto ao número de utilizadores, a plataforma pertencente ao Youtube tem visto um maior crescimento anual que o Twitch.

Modelo de Negócio

Obviamente a twitch é uma empresa e como tal tem como objectivo fazer dinheiro. Nesta seção vamos explicar como é que a twitch consegue transformar visualizações em dinheiro, para si mesma e para os seus utilizadores.

  • Retorno financeiro para a plataforma:- as receitas do twitch advêm maioritariamente através de anúncios e de subscrições. A maioria dos anúncios são relacionados com o mundo dos jogos, desde novos jogos a eventos especializados . As subscrições dão aos utilizadores a oportunidade de terem uma experiência premium, permitindo aos utilizadores ignorarem anûncios e permite aos utilizadores terem acesso a outras “features”.
  • Retorno financeiro para os utilizadores:- Existem várias formas de os utilizadores da twitch serem pagos pelos serviços que prestam, a mais comum é através de doações, isto é quando durante uma sessão de streaming os espectadores doam dinheiro ao utilizador, através de plataformas como o paypal, desta forma a maioria do dinheiro irá para o utilizador. Enquanto que as doações são mais esporádicas, resultando numa pequena percentagem do rendimento, existem formas menos ocasionais de ser pago, nomeadamente através de se tornar um parceiro. Para se poder ser um parceiro é preciso ser aceite pelo programa de parceiros da twitch, para tal é necessário ter no mínimo 500 visualizações médias por sessão e fazer no mínimo 3 sessões por semana .Os parceiros são beneficiados através de:
    1. Anúncios, apesar de a plataforma receber a maioria do dinheiro o valor recebido varia consoante as alturas com mais ou menos movimento, o maior problema desta forma de rendimento é o facto de a maioria dos espectadores utilizarem plugins, como o adblock, que impedem a utilização de anúncios. Subscrições, os espectadores podem decidir pagar aos streamers um valor por mês, este valor é dividido igualmente com a plataforma.
    2. Merchandising, o twitch tem acordos com empresas especializadas na criação de merchandising agilizando assim a criação de acessórios e t-shirts, mas ficando com um valor fixo de cada transferência efectuada.
    3. Subscrições, os espectadores podem tornar-se espectadores de um certo utilizador, este método não traz nenhuma vantagem significativa para o espectador em comparação com os não subscritores. Mas garante ao utilizador um valor fixo ao final de cada mês, este valor é negociável com a plataforma começando por ser dividido igualmente entre as duas partes mas pode alterar a favor do utilizador com o crescimento do canal.

Questões Legais

Para proteger a integridade da comunidade o twitch mantém o poder de suspender qualquer conta que a qualquer momento tenha sido considerada desapropriada ou prejudicial sem ter a necessidade e dar um valor válido para a suspensão. As primeiras suspensões serão de 24 horas, mas não existe limite para o tempo máximo para as seguintes sendo até possível suspender uma conta indefinidamente, dependendo do resultado da análise à conta.

  • Diretrizes da comunidade:- As diretrizes de comunidade são um guia que tem como objectivo manter a integridade da plataforma. Para tal é proibida a divulgação de vídeos que contenham conteúdos considerados inapropriados como por exemplo:
  • Direitos de autor:- Fazer upload de conteúdo que não seja propriedade do utilizador ou conteúdo que não tenha sido autorizado é uma violação dos termos de serviço do Twitch, podendo levar à retirada do vídeo. Exemplos destes conteúdos são por exemplo, utilizar vídeos de outro site sem a autorização do autor original ou jogar jogos piratiados .

Futuro

A 12 de fevereiro de 2014 foi criado o canal mais interactivo do twitch, twitch plays pokemon, que tinha como conceito deixar os espectadores do canal jogarem o jogo pokemon simultaneamente, criando resultados imprevisíveis. Esta primeira iniciativa foi um grande sucesso, atingindo 1.000.000 de espectadores, a nível da interactividade com os espectadores dando asas a conceitos novos a este nível, como por exemplo o jogo Darwin Project onde os espectadores podem votar para alterar a jogabilidade, como bombardear uma certa zona do mapa ou declarar uma caça ao homem a um jogador em específico. Este exemplo é um de entre várias extensões que têm sido desenvolvidas para criar uma experiência interactiva entre os utilizadores e os seus espectadores.

Em Portugal

No dia 17 de Julho de 2017 a RTP assinou um acordo com a twitch para a transmissão de eventos online utilizando a plataforma. Todos os conteúdos da RTP arena, vão passar em directo no novo canal de twitch, desde competições exclusivas, antestreias do magazine de televisão e outros programas de entretenimento para as comunidades de eSports nacionais.De acordo com a estação pública, a Twitch conta com mais de 700 mil jovens portugueses a acederem mensalmente à plataforma (e mais de 15 milhões utilizadores diários a nível mundial).

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