imagem livros

 

Bemvindos


Este website, tem como objetivo a apresentação do projeto sobre a plataforma Audible realizado na disciplina de Comunicações e Multimédia do Instituto Superior Técnico no ano de 2021. Com o propósito de estimular a aquisição de conhecimentos pela web para família, colegas e amigos, este site foi construído completamente de raiz, sem recorrer a qualquer template, para que pudesse expressar a forma de interagir que gostávamos que estivesse disponível a quem o visitar, mas também permitir aprendermos mais sobre o mundo web, na ótima de quem constrói conteúdos únicos.

Este website faz par com o artigo Audible - A Evolução do Livro como Entretenimento Áudio que pode ser descarregado aqui. Do lado esquerdo encontra-se um vídeo com uma pequena apresentação introdutória do trabalho. Esperamos que gostem.
Palavras chave :   Audible     Audiolivro     Serviços áudio   
✔ Gigante
Tecnológico
✔ Indústria
 do Livro
✔ Conteúdos
 Áudio

HISTÓRIA



SERVIÇOS

AudioBooks


Este é o principal serviço da Audible, baseia-se na interpretação narrada de um livro com a entoação e colocação de voz que permitem uma elevada interpretação feita do texto. A narração pode ser feita pelo próprio escritor ou por um ator, procurando criar uma experiência única para os utilizadores, podendo ainda conter efeitos sonoros.

Podcasts


Um programa de rádio que pode ser ouvido quando o utilizador quiser e é caracterizado pela sua informalidade.
Baseia-se num “Podcaster”, que discute, partilha ou informa sobre diversos temas seja sozinho, com elementos da equipa ou com convidados. Sem interrupções publicitárias permitindo a exposição de ideias.

Audible Originals


Este tipo de conteúdo, é exclusivo da plataforma e pode ser um audiolivro que é produzido pela própria empresa nos estúdios Audible, mas sem a componente física. Também os documentários ou novas abordagens a um livro já editado no entanto, trata-se sempre um serviço baseado na criação de um novo produto exclusivamente áudio.

Caracterização dos Serviços


A Audible, caracteriza-se por ser uma empresa que vive sobretudo da prestação de serviços ligados ao mercado de entretenimento áudio. Os seus serviços, centram-se em três categorias: Audiobooks, Podcasts e os Audible originals. Contém, atualmente, mais de 200 000 audiobooks.

Alguns exemplos de conteúdos da plataforma


imagem pan
imagem wizard of Oz
imagem dinossaur
imagem wells

TECNOLOGIAS



NEGÓCIO

imagem tabela

1-Promoção de Vendas

O objetivo principal é comercial e baseia-se em realizar mais vendas

2-Editores

Procura em estabelecer uma relação com editores para permitir acesso a livros conhecidos

3-Subscrição

Procura que este modelo de pagamento possa ter sucessos juntos dos utilizadores

4-Plataforma e Royalties

Os dois maiores custos acabam por ser a infraestrutura digital e pagar direitos de autor

5-Zero Relações diretas

Nunca é criada qualquer relação com utilizador só existem recomendações automáticas

6-Atores

Utilização selecionada de Atores e conhecidos dos Media como narradores ou podcasters

7-Digitais

Procura chegar aos utilizadores por todos os meios digitais que consegue portáteis ou fixos

8-Promoção Editorial

Fora o Digital, apenas vive do marketing realizado por editores

Modelo de Negócio

Demonstramos aqui, a aplicação do modelo de Osterwaler caracteristíco pela utilização de Post-its.

9-Radio e Podcasts

Tentar ter expressão não apenas na venda de audiobooks

10-Todos os Segmentos

Todos os segmentos da população são utilizadores e alvo

11- Audiobooks e Originals

É a venda de serviços associados a estes dois conteúdos o maior foco

12-Pertencer à Amazon

O suporte da Amazon é o maior elemento diferenciador da concorrência

13-Compra Singular

Vender audiobooks, podcasts, audible originals separadamente

14-Fácil acesso

Tem como objetivo de ser acessível em vários equipamentos

MERCADO

imagem share queijo

Audible Market Share


O mercado dos audiolivros foi avaliado em 3.08 Mil Milhões de dólares em 2019, com uma taxa de crescimento anual de 24,4% até 2029, a Audible é a mais popular, arrecadando 41% do mercado.

Concorrência


Os competidores da Audible no mercado dos audiolivros, continuam a ser os vendedores de audiolivros em CD, além destes, é a própria Amazon.com. A Apple, procura ter uma posição de destaque no mercado pela iTunes, contudo esta não domina o mercado iOS, devido à integração da Audible na Apple Books, apresentando funcionalidades exclusivas. Além destas, existe ainda a RB media de considerável dimensão que recentemente vendeu parte da empresa à sua concorrente, a Overdrive, completam esta lista a Scribd, a Rakuten Kobo, a Google e a Storytel. De realçar a competitividade deste setor, pois apesar de pequenas diferenças concorrem todas no mesmo espaço multinacional.






IMPACTOS

Sociais


A Audible tem desempenhado um papel na divulgação do livro junto do invisuais. A massificação dos audiolivros, promove o acesso à informação. No entanto, existem aspetos negativos que levantam dúvidas sobre a desvalorização do papel do Livro. Importa destacar ainda, as iniciativas Audible’s Lunch Out Wednesday, responsável pela distribuição de 27.140 refeições, Newark Working Kitchens e Project Listen Up.

Ecológicos


O impacto ambiental do livro versus audiolivro não é óbvio. O livro passa por várias fases, como a revenda, empréstimo, doação entre outros, tendo um período de utilização superior aos equipamentos digitais. Sendo assim, o comportamento do utilizador afeta diretamente esta análise.

Económicos


A Audible introduziu diferenças na estrutura económica, ao influenciar a Indústria do Livro e também a do Entretenimento, no entanto o seu crescimento é muito recente e são precisos mais anos para perceber os impactos, visto estes estarem muito dependentes da resiliência de certos aspetos legais e dos outros players nas duas indústrias.

Legais


A problemática dos aspetos legais é muito importante pois a Audible lida com direitos de autores e de editores. Embora existam preocupações de combate à pirataria e proteção dos autores de conteúdos, a Audible é alvo de algumas críticas sobre as suas práticas recentes, acusadas de violar os direitos de autor, nomeadamente, o uso de machine learning para transcrever as gravações áudio para o ouvintes.

Éticos


Uma das preocupações para uma empresa desta dimensão deve ser a existência de um plano para assegurar que as suas decisões, são eticamente organizadas, através de processos que influenciem as suas aplicações , sistemas e liderança. Na Audible até ao momento, o debate sobre este assunto, a existir, não é do conhecimento público.

FUTURO


E em Portugal?

Ainda não é possível acessar os conteúdos da Audible. Existem no entanto, outras plataformas que oferecem acesso a audiolivros, como Audiobooks.com ou o Scribd. Muito do conteúdo ainda está em inglês ou português do Brasil.


Futuro da Aplicação

A Audible, possui uma dimensão de atuação elevada, nesse contexto, existe um inúmero conjunto de serviços que podiam ter aspetos muito positivos se implementados. É o caso, de alargar o tipo de serviços, à divulgação dos manuais escolares extensível aos casos de alunos com necessidade educativas especiais e à sua integração social. Além destes, também para os idosos pode ser uma forma vantajosa de ter acesso a conteúdos, assim a Audible procure responder às necessidade características das diversas faixas etárias. Por fim, existe a intenção de promover o self publishing, dando mais um passo na revolução editorial.
eu

Conclusão


A abordagem deste tema, deveu-se ao facto da Audible ser uma plataforma promissora. No entanto, após realizar esta análise é possível concluir o papel decisivo que a Audible poderá ter na promoção da literacia e desenvolvimento de competências das crianças, jovens e adultos, devido a introduzir o livro aliado ao áudio, num novo modelo que lhes é familiar, o digital.