Saltar menú de navegação

Instituto Superior Técnico

Bem vindo à área do aluno
José Pedro Dias


Urban Sketcher: Creating Urban Scenery Using Multimodal Interfaces on Large Screen Displays

Resumo:

Desenvolveu-se um sistema para ecrãs de larga escala, fazendo uso de ponteiros laser convencionais como interface de entrada. Este sistema suporta uso colaborativo. Foi criada uma interface inovadora de modo a suportar a interacção com tais dispositivos, baseada no conceito de portões e menus circulares não-intrusivos.
Os utilizadores são capacitados de navegar num mundo virtual utilizando um conjunto de modos de navegação, nomeadamente: primeira pessoa, modo bússola e modo examinar, assim como um modo de vôo multimodal, integrando comandos de voz e movimento dos braços. Podem ser criadas e modeladas formas simples, fazendo uso de um conjunto de ferramentas de modelação que definem um novo modelo de interacção para a modelação de objectos. Podem ser instanciados edifícios a partir de um conjunto de estilos de fachada pré-existentes, pelo desenho da sua planta e alçado, dando origem a edifícios únicos. Estilos adicionais podem ser gerados, recorrendo a um formato XML para definir regras de distribuição de elementos nas fachadas de edifícios. Os edifícios e restantes objectos podem ser transformados e clonados. Podem anexar-se anotações a objectos, de modo a suportar cenários de revisão. Um processo alternativo de criação de edifícios é proposto para tirar proveito do sistema tanto nas primeiras fases como na apresentação de projectos.
A arquitectura do sistema é descrita, seguida de detalhes de implementação e testes de avaliação. É demonstrado que os utilizadores conseguiram fazer uso das capacidades do sistema com sucesso. As conclusões do projecto e trabalho futuro fecham este documento.

Palavras-chave:

traço, edifício, interface multimodal, navegação, ecrã larga escala, BREP

Outros conteúdos:

Para obter informações consulte-me em jose.pedro.dias@gmail.com.