January 3rd 2019
Interview to Agência Lusa published in Diário de Notícias
https://www.dn.pt/lusa/interior/investigadores-aplicam-inteligencia-artificial-as-emergencias-medicas-e-a-mobilidade-10395377.html

“[O projeto ILU] visa melhorar a mobilidade em Lisboa a partir da análise de dados da circulação automóvel e de transportes públicos. A ideia é ‘descobrir padrões de circulação na cidade, antecipar problemas e fazer recomendações’, sintetizou o coordenador do projeto, Rui Henriques, investigador no INESC-ID.
As recomendações serão dirigidas à Câmara de Lisboa para que possa melhorar a gestão e a operacionalização da mobilidade de pessoas e viaturas na cidade, mas também aos cidadãos que vivem, trabalham e visitam a capital através de uma aplicação de telemóvel a ser criada.
Segundo Rui Henriques, não só a autarquia poderá melhorar o planeamento da circulação na cidade em caso de obras ou grandes eventos, por exemplo, mas também as pessoas, ao acederem a esta aplicação, poderão escolher a alternativa mais acertada para se deslocarem na cidade.”

October 24th 2018
Rui Henriques and João Tremoceiro presented ILU in a singular event in INE with the presence of Minister of the Presidency and Administrative Modernization (Maria Manuel Leitão Marques) and Minister for Science, Technology and Higher Education (Manuel Heitor). Several news were published in the context of this event.
https://www.dinheirovivo.pt/economia/servicos-publicos-prototipos-inteligencia-artificial/