Impacto na Sociedade

Todos nós sabemos que a Netflix não mudou apenas o que vemos, mas também a forma como vemos e usamos, e tem vindo a substituir a utilização da televisão como forma de visualização de filmes e séries, devido à presença dos mais variados conteúdos na mesma interface de utilizador.

Comparação entre utilizadores de TV e Netflix.

Utilizadores

Com o aparecimento do Netflix, os utilizadores encontram-se apenas à distância de um play para assistir a sua série ou filme favorito, podendo parar e continuar a ver onde e quando quiserem, e para além de todas estas comodidades, acaba por ser também um método bastante mais barato de ver filmes ou de divertimento, pois encontra-se muito mais em conta do que uma ida ao cinema ou um aluguer de DVDs, sem saírem de casa. Apesar de todos estes pontos positivos, a Netflix também tem aspetos negativos para os seus utilizadores. Um estudo do DMR revelou que cerca de 70% das pessoas que vêm séries, passam cerca de 6 horas por dia em frente à televisão ou qualquer outro dispositivo eletrónico compatível, o facto do conteúdo se encontrar disponível no seu todo faz com que as pessoas deixem de ter presente o valor da espera e da paciência, que é uma mais valia no dia-a-dia do século XXI. Um outro estudo realizado pela Universidade de Stanford, realizado entre 2013-2015, concluiu que o uso abusivo da Netflix leva a graves problemas de saúde, mais precisamente privação do sono, excesso de peso, desequilíbrio hormonal e ligeiros danos cerebrais, que poderão provocar consequências na saúde tanto a curto como a longo prazo. Para além de tudo isto, traz também um grande impacto no ambiente, visto que o streaming e armazenamento de vídeos gera bastante energia, aumentando por isso a pegada ecológica de carbono.

Efeito Netflix

Nos dias de hoje o Netflix traz um grande problema a nível sociológico, o facto de as pessoas perderem noção do tempo enquanto estão em frente à televisão ou computador, foi designado de efeito Netflix. A grande desculpa dos vários utilizadores deste serviço de streaming é que quando vêm um episódio têm sempre necessidade de visualizar o seguinte, pois precisam de saber o que vai acontecer e vão andando até terem que passar à próxima temporada e por daí em diante, entrando assim num loop viciante de visualização de conteúdos, que muitos intitulam de binge-watching. Este efeito atinge tanto crianças, adolescentes e mesmo adultos, pois faz com que cheguem atrasados tanto às aulas como ao trabalho, leva a uma diminuição da prestação no trabalho ou na escola, tornando as pessoas sedentárias, levando então ao consequente ganho de peso, e à privação de vida social. Apesar destes aspetos negativos, a Netflix também possui bastantes atributos positivos, visto não só estar a revolucionar o mundo tecnológico, mas também a promover o alívio de stress e o convívio entre família e amigos, é também uma ótima forma de ver filmes ou séries. O importante é mesmo saber balancear o tempo que é gasto em frente à televisão criando um equilíbrio e um estilo de vida saudável.

Questões Legais

Uma das maneiras mais fáceis de enganar o serviço de streaming é a partilha de contas, sendo que existe a opção de pagar a subscrição mensal e visualizar em vários ecrãs, muitas pessoas resolvem dividir as despesas com a possibilidade de criar várias contas sem misturar a visualização de conteúdos. Mas segundo os Termos de Uso da Netflix, se for violado qualquer um dos mesmos a pessoa responsabilizada é a proprietária original da conta, mesmo que tenho sido outra pessoa com acesso à conta a violar os termos. Outra grande questão é a pirataria, a maior parte dos filmes e séries disponíveis no Netflix encontram-se disponíveis para download ilegal, em sites peer-to-peer, a pirataria de vídeo que acaba por custar bilhões de dólares todos os anos. Perante esta questão a Netflix tenta superá-la procurando contribuir com cada vez mais e melhores conteúdos ajudando a diminuir o impacto da pirataria na sociedade.