História e Evolução da Netflix

A Netflix foi fundada em Scotts Valley, Califórnia, em Agosto de 1997, por dois empreendedores revolucionários, Reed Hastings e Marc Randolph, com o intuito revolucionar o aluguer dos DVD’s, fazendo este aluguer através da internet, o que trazia maior comodidade aos utilizadores.

O hardware necessário para reproduzir DVDs era bastante caro e apenas um número relativamente pequeno de americanos é que o utilizavam, pelo que os dois empreendedores pensaram que o disco tinha o potencial de substituir a cassete de vídeo mais volumosa e de menor resolução como formato preferido dos utilizadores. A empresa acabou por aproveitar o tamanho pequeno e o peso leve dos discos, enviando-os aos utilizadores por um custo bastante reduzido, garantindo assim um serviço de entrega bastante eficiente. Em 1998, a empresa lançou o seu primeiro site de vendas e aluguer de DVD, netflix.com, ofereceu uma série de recursos informativos, incluindo críticas de filmes, e a partir do momento em que um cliente tivesse alugado vários conteúdos, um perfil seria criado, e com base nesse perfil e nas escolhas anteriores, eram sugeridos outros conteúdos que iam de encontro aos interesses do utilizador. No ano seguinte, adotou uma subscrição mensal, que oferecia aluguer ilimitado de DVDs a um preço mensal acessível, que é praticamente o que podemos encontrar hoje em dia ao aderir ao Netflix. test

Em Fevereiro de 2000, a Netflix introduziu um novo serviço, mais precisamente o CineMatch, que tinha como objetivo comparar padrões de escolha entre os seus clientes e procurar parecenças no gosto, usando essas informações para recomendar títulos para pessoas cujos perfis eram semelhantes. Em Dezembro do mesmo ano lança os seus próprios anúncios de televisão, o que contribuiu para que em Fevereiro do ano seguinte atingisse um milhão de assinantes.

Mas foi em 2007 que a Netflix se revolucionou, começando a oferecer streaming de vídeos on demand para tornar possível a visualização dos mesmo através do computador ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet, o que acabou por reduzir a dependência de DVD’s físicos.

Entre 2007 e 2011 a Netflix atingiu um grande número de subscritores devido ao facto de estar disponível através da internet, começando também a ficar bastante conhecida fora dos Estados Unidos, mais precisamente Canadá, América Latina e Caraíbas.

No ano seguinte, chega finalmente à Europa, tanto aos países Nórdicos como a Irlanda e Reino Unido. Foi também neste mesmo ano que ganhou o Primetime Emmy Engineering Award. Em 2013 lança finalmente o seu primeiro conteúdo próprio, a série House of Cards, tornando-se a primeira série original de televisão on-line a receber grandes indicações para o 65º Primetime Emmy Awards. Após se estender em 2014 a mais países da Europa e no ano seguinte a Oceania e Península Ibérica é em 2016 que a Netflix chega finalmente a todo o mundo, excepto na China, Crimeia, Coreia do Norte e Síria, devido a questões relacionadas com o governo.

No final de 2017 a empresa conta já com 109 milhões de utilizadores [6] e planeia que em 2018 haja ainda uma maior adesão ao serviço pelo que irão apostar no investimento de conteúdos, como podemos verificar na figura.

Evolução anual dos subscritores da Netflix