Exemplos de aplicação do Simulador de Processos ASPEN PLUS

III. Destilação

Considere a reacção descrita no exemplo do reactor, mas em que a corrente de alimentação ao reactor possui as seguintes características:

Propriedade

Valor

Temperatura (ºC)

7,2

Pressão (bar)

6,2

Caudal mássico (ton/h)

393

Fracção mássica

1-buteno

0.096

iso-butano

0.904

Após a reacção os compostos mais leves, C4 serão separados dos mais pesados C8 e C12 Para tal, recorre-se a uma destilação simples. A mistura é alimentada nas condições de saída do reactor.

A coluna funciona à pressão absoluta de 6 bar.

O objectivo da coluna é recuperar 99,9 de 1-buteno pelo topo e 99,99 de iso-octano pela base.

  1. Determine o número mínimo de pratos e a razão de refluxo mínima usando o módulo DSTWU (Winn-Underwood-Gilliland), considerando uma razão de refluxo de partida 20 % acima da mínima.
  1. Faça uma estimativa preliminar do funcionamento da coluna usando o modelo DISTL (Edmister). Considere condensação total do refluxo.
  1. Faça a simulação rigorosa da destilação pelo modelo RADFRAC. Compare os resultados com os encontrados na alínea anterior. Faça representações gráficas dos perfis de temperatura e composições ao longo da coluna.

    4.  Calcule os consumos específicos (por kg de mistura) de vapor saturado de 15 bar e de água de arrefecimento a 25 ºC (D Tmin = 8 ºC).

    5.  Dimensione a coluna onde se efectua a separação dos C4. Considere que é uma coluna de pratos perfurados.

    6.  Dimensione a coluna de onde se efectua a separação do iso-octano e do dodecano. Considere uma coluna enchimento estruturado Mellapack 250Y            com HETP = 1 m.

 

Plano de resolução