-----Original Message----- From: Miguel Casquilho Sent: 10/08/2004 16:24:41 To: ApoioCliente Cc: M-Casquilho NETSCAPE Subject: Vodafone: assistência, custos, soluçõ es //--Caros Senhores, Utilizo o meu telemóvel (91.*******) para aceder a vários serviços úteis, mas parece-me que terei de o evitar. Senão, vejamos. Na minha última conta mensal dum dos meus telefones fixos (neste caso, Novis), encontro a seguinte parcela: 24-Set 16:52:20 911214000 "Serviços Vodafone" duração 00:19:52 EUR 14,8631 Esta parcela chamou-me a atenção (quase metade, num total de EUR 32). Tratou-se dum pedido de informação técnica sobre WAP e usei um telefone fixo para poder configurar o telemóvel seguindo rigorosamente as instruções do vosso técnico. Assim: 1) É compreensível que o vosso serviço técnico, dada a sua especificidade, seja taxado. (Não é isso que está em causa.) 2) O operador fixo (Novis) cobrou pesadamente a chamada fixo-móvel. O maior lucro foi, certamente, para ele e não para a Vodafone. 3) As possibilidades técnicas oferecidas pelos vossos modernos telemóveis dependem de esclarecimentos que podem resultar proibitivos, com lucros que, repito, não vão para a Vodafone. 4) Por este andar, deixamos de usar as citadas possibilidades, com prejuízo para os utilizadores (o que pode ser secundário, pois fazer telefonemas ou usar WAP não é a nossa principal actividade). 5) Por este andar, deixando de usar tais possibilidades, o prejuízo será da Vodafone (que tem esta actividade como principal), a menos que pretenda regressar ao telemóvel do passado, que servia apenas para telefonar. 6) Estas dificuldades traduzem-se na dissuasão de uso dos citados serviços avançados, levando a que --talvez injustamente-- se associe o nome Vodafone a inércia tecnológica, com reflexos mais vastos. Diríamos que "os telemóveis (que não são deles) são bons, mas a empresa não está à altura". 7) Aproveito para referir que muitos acessos WAP (por exemplo, a vários jornais, como El Mundo) fracassam, encontrando uma mensagem em que "lamentamos, mas este acesso não está disponível; contacte a sua operadora de telefone móvel". Gostaria de saber a vossa opinião sobre o incidente deste custo elevado, talvez frequente. Há, obviamente, várias soluções: atribuições eventuais de compensações ao cliente; avaliação em cada caso, traduzida em serem os vossos serviços a fazer a chamada de volta; acordo com os outros operadores para estes casos de assistência; redução do tarifário (caso seja importante a vossa parte no custo que citei). Naturalmente, como referi, vou desistir --serei só eu?-- de muitas destas possibilidades. Aguardo as vossas prezadas notícias e envio os meus cumprimentos. Miguel Casquilho--// Miguel Casquilho (Prof.), Depart. de Eng.ª Química Instituto Superior Técnico Ave. Rovisco Pais, IST 1049-001 Lisboa Telef.: 21.8417310; fax, 21.8499242; mcasquilho@ist.utl.pt Subject: RE: Vodafone: assistência, custos, soluçõ es From: apoiocliente@vodafone.pt Date: 13 Oct 2004 15:27:35 +0100 To: mcasquilho@ist.utl.pt Boa tarde Prof. Miguel Castilho, Agradecemos desde já o facto de ter enviado o email expondo esta situação. Como indica e correctamente o valor debitado na chamada para o nosso serviço de apoio técnico, está de acordo com o seu tarifário, o qual é da exclusiva responsabilidade da rede onde está a originar a chamada. Informamos que caso pretenda obter informações de configuração de equipamentos, a Vodafone pode prestar os esclarecimentos por outros meios nomeadamente na Loja Vodafone, por email - apoiocliente@vodafone.pt, não sendo assim necessário um contacto telefónico. A Vodafone, desde sempre, tem como atributo fundamental na sua forma de estar e de agir, e um factor diferenciador num mercado extremamente competitivo, tomando a iniciativa no lançamento de produtos inovadores e optando maioritariamente por equipamentos user friendly nomeadamente exclusivos Vodafone Live, ex: Sharp GX20, Sharp GX30. Em relação à diminuição de tarifas nas interligações rede fixa - rede móvel os acordos terão que ser bilatearais. Sugerimos a consulta do nosso site www.Vodafone.pt » Empresa » Press Releases » terceiro e quarto trimestre de forma a consultar as acções encetadas pela Vodafone neste âmbito. Relativamente ao facto de aceder a alguns jornais via wap e a ligação falhar, pode dever-se a vários factores ex: dificuldade de rede, serviço incorrectamente configurado ou eventualmente uma dificuldade no fornecedor de conteúdos situação à qual somos alheios. Com os nossos cumprimentos, Ivo Palmeiro Gabinete de Apoio à Qualidade