Recent decades brought advances in technology able to improve the life quality of people with disabilities. However, the practical developments are still scarce to what physiotherapy patients and their rehabilitation is concerned. The therapeutic processes are lengthy and require great dedication and motivation from both the therapist and the patient. Also, they consist in carrying out repetitive movement patterns across sessions, giving relevance to a suitable observation, analysis, and accompaniment process.
This research aims to develop the tools at the therapists reach and hence improve the overall rehabilitation process.
Title: Improving Rehabilitation
Date: Jan 1, 2017
Authors: Rita Pereira, Teresa Gama, Tiago Guerreiro, Hugo Nicolau, Daniel Gonçalves, Joaquim Jorge
Keywords: rehabilitation, therapist, movement analysis, computer-assisted, games, engagement
Recent decades brought technological advances able to improve the life quality of people with disabilities. However, benefits in the rehabilitation of motor disabled people are still scarce. Therapeutic processes are lengthy and demanding to therapists and patients. Our goal is to assist therapists in rehabilitation procedures providing a tool for accurate monitoring and evolution analysis enriched with their own knowledge. We analysed therapy sessions with tetraplegics to better understand the rehabilitation process and highlight the major requirements for a technology-enhanced tool. Results suggest that virtual movement analysis and comparison increases the awareness of a patient’s condition and progress during therapy.
O processo de reabilitação actual caracteriza-se pela sua longa duração e natureza desmotivante. Porém, é uma actividade indispensável para a recuperação de pacientes tetraplégicos. O objectivo deste trabalho é tornar a fisioterapia num processo mais divertido e aliciante para os utilizadores. A primeira contribuição deste artigo consiste numa descrição detalhada do processo tradicional de fisioterapia, nomeadamente na caracterização e compreensão dos exercícios mais relevantes. Em segundo lugar, e tendo em conta as necessidades dos utilizadores, retiramos algumas implicações para o desenho de plataformas tecnológicas. Em seguida, apresentamos a nossa abordagem,que conjuga elementos e processos do mundo real com elementos virtuais, podendo assim oferecer aos utilizadores uma experiência mais rica e envolvente, e propomos um conjunto de soluções tecnológicas que poderão tornar a fisioterapia numa actividade mais divertida.
O processo de fisioterapia consiste em devolver alguma qualidade de vida a deficientes motores, através do treino de um conjunto de movimentos. Cabe ao fisioterapeuta conseguir observar, interpretar e avaliar o estado actual e evolu- ção dos seus pacientes, de forma a maximizar o seu desempenho físico. Neste artigo, apresentamos uma análise ao processo actual de fisioterapia, num centro de reabilitação para tetraplégicos, identificando as suas principais limita- ções e oportunidades para uma ferramenta tecnológica. Seguindo uma abordagem de desenho centrado no utilizador, é descrita uma plataforma de suporte aos fisioterapeutas, cujo principal objectivo é tornar a reabilitação num processo mais fiável e robusto. Avaliações preliminares com a população-alvo confirmam a utilidade da nossa abordagem, contribuindo para um acompanhamento mais preciso. Por fim, são apresentados alguns cenários de interacção ilustrando todas as potencialidades do sistema.